Ar condicionado: dê um gelo nos problemas

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Ar Condicionado

Olá!!! Tudo bem?

Hoje vamos falar um pouquinho do que fazer com o ar condicionado em condomínios residenciais prediais por conta de obras retrofit para prédios de 6 andares. Pera ê! O que é isso? Retrofit espanta pombo? É de comer ou passar no cabelo? Retrofit é uma palavra estrangeira, que em português é um jeito chique de dizer que vai reformar sem mudar a estrutura original do prédio. No popular: um tapa no visual. Nos prédios antigos o maior problema é solução de ar condicionado, não existia esta previsão. Um pouquinho de camada de ozônio a menos, um tantinho de produção de lixo a mais, planeta mais quente e mais gente querendo usar esta  maquininha.

TIPOS DE AR CONDICIONADO

ar condicionado de janelaAR CONCIONADO DE JANELA: Quase não se vê mais. É uma máquina grande que fica um pedaço para fora da parede e outro pedaço fica dentro de casa. Pode ficar em janelas também fazendo uma espécie de corte para encaixar a máquina.

AR CONDICIONADO SPLIT: Em inglês a palavra split pode ser traduzida livremente para: dividido, separado, partido, despedaçado, rachado, fendido, brecha….  Ah…..é por isso o nome da sobremesa: banana split.

banana split

A velha máquina de parede foi dividida em duas: uma evaporadora e uma condensadora. A evaporadora é a parte que fica dentro de casa e também é chamada popularmente de split. A partir dai existem vários modelos de aparelho de ar condicionado.piso_teto1

WINDOW SPLIT: Window é uma palavra em inglês que quer dizer janela. Este aparelho é disposto em duas partes: uma interna e outra e
xterna. A condensadora é uma máquina do tamanho do antigo ar condicionado de parede. A intenção é preencher o buraco deixado pela máquina anterior necessitando de menos obra.

SPLIT HI WALL: Ou simplesmente de parede. É o mais comum.  Também pode ser chamado de mono split. Este já é modelo que normalmente vemos nas ruas. A caixinha pendurada nas fachadas externas são as condensadoras.  

MULTI SPLIT:  O multisplit é ideal para quem precisa climatizar mais de um ambiente ao mesmo tempo e dispõe de pouco espaço externo para a instalação da unidade condensadora. Pode ser instalado em residências, pequenos escritórios ou ambientes de médio porte.

A maior vantagem deste modelo é que todas as partes são independentes, ou seja, você escolhe quantas e quais evaporadoras deseja ligar. As unidades internas podem ser do tipo Hi-Wall, piso-teto, cassete e duto (dependendo do fabricante). Outro diferencial é que reduz o número de unidades externas, liberando espaço no exterior do ambiente.



bi_split_consul   springer_tri_split   quadri_split_fujitsu

Vantagens do Multi Split:

  • Controle remoto sem fio para cada unidade evaporadora;
  • Melhora a estética;
  • Compressor rotativo que proporciona um baixo nível de ruído e economia de energia; e,
  • Economia com manutenção e instalação.

POTÊNCIA: A partir daqui vamos falar em um tal de BTU. Vou explicar logo antes que você pense que estou lançando ofensas verbais a outrem (xingando). Cada aparelho (dependendo muito de marca e modelo) oferece diferentes potências. Quando se fala no tal de BTU fala-se na medida desta potência. Aplicação na vida real: Eu tenho R$ 10 REAIS no bolso. Aquela condensadora tem 10.000 BTUs.

BTU (British Thermal Unit = Unidade Térmica Britânica (ou inglesa)). Ela determina a potência de refrigeração de cada aparelho. Serve para saber que tipo de ar condicionado vai fazer o frio que você espera. O cálculo de potência não é tão simples para nós mortais (não-engenheiros) mas é acessível de entender. Critérios importantes:

  • O tamanho da área;
  • A quantidade de pessoas médias no ambiente;
  • Aparelhos que irradiam calor; e,
  • Incidência de sol na parede sem proteção.

tabela-btus

AR CONDICIONADO PISO-TETO: é um modelo que traz a possibilidade de ser instalado no piso ou no teto e conta com um forte desempenho para refrigeração. A capacidade de refrigeração do ar condicionado piso teto pode variar de 18.000 BTUs à 80.000 BTUs. Porem, os modelos mais procurados são os de capacidade de 30.000 à 60.000 BTUs.

piso_teto1

CASSETE: Este é um modelo que tem até quatro vias para a saída do ventinho frio e pode ser instalado no teto ou no forro. O cassete é indicado para ambientes de médio porte, residenciais ou comerciais. Pode ser encontrado, principalmente, em salas de aula em universidades, bancos, escritórios, salões de festas, etc. Uma das principais vantagens desse tipo de split é que ele fica embutido no teto, sem contar que é possível controlar o fluxo de ar em cada saleta, individualmente (dependendo do fabricante). É possível encontrar, no mercado brasileiro, cassetes com capacidade de 18.000 BTUs, 24.000 BTUs, 30.000 BTUs, 36.000 BTUs, 41.000 BTUs, 48.000 BTUs, 51.000 BTUs e 60.000 BTUs. Praticamente todos os principais fabricantes de ar-condicionado possuem modelos de split cassete.

york_split_cassete

QUATRO CANTOS: O split do tipo quatro lados é um tipo de ar-condicionado ainda pouco utilizado no Brasil, sendo difícil de encontrar no varejo. O quatro lados é indicado para locais de médio e grande porte e pode ser instalado no centro, lateral ou canto do cômodo, dependendo da necessidade do proprietário. É encontrado nas capacidades de 24.000 BTUs, 41.000 BTUs e 60.000 BTUs. Pelo fato de possuir quatro saídas de ar, permite uma distribuição do ar por todo o cômodo. O split quatro lados pode refrigerar, desumidificar ou somente ventilar.

Split-Quatro-Lados

CANTO TETO: ou teto canto, é um modelo diferenciado dos demais aparelhos tradicionais de ar condicionado. Ele pode ser instalado em residências e ambientes de trabalho. Pode ser encontrado nas capacidades de 9.000 a 12.000 BTUs, nos ciclos quente e frio. O canto-teto costuma apresentar baixo nível de ruído, possui sistemas de filtragem do ar eficientes, controle remoto, até cinco modos diferentes de funcionamento, display digital, função sleep, entre outros. Essas características podem variar de acordo com cada fabricante.

canto-teto

Tá e agora? Já sabemos de alguns tipos de máquinas de ar condicionado. E o importante? Qual é o melhor para prédio?

Em tese, a condensadora externa altera a fachada do edifício pois elimina a padronização da mesma. Ao condômino (proprietário) não é permitida alteração da fachada (Artigo 1336, inciso III, do novo Código Civil). Mas aqui a padronização é o menor de todos os problemas. Normalmente para colocar o ar condicionado tem de fazer furos na alvenaria, para dar passagem às linhas frigorígenas e isso oportuniza um espaço para empossamento da água de chuva que no médio e longo prazo podem causar problemas estruturais ao prédio. Problemas estruturais no prédio, são de natureza gravíssima para a coletividade. Além disso o dreno (que é aquele cano por onde sai a aguinha da evaporadora) NÃO PODE FICAR PINGANDO NA CABEÇA DAS PESSOAS. Quem pariu Matheus que o embale!!! Quer ter ar condicionado? Faça a obra necessária no interior do apartamento para que este dreno escoe no ralo do banheiro, da área de serviço ou no espaço mais perto, para escoar direito e onde deve.

Dreno-Ar-Condicionado4-460x395

Existe uma solução espetacular: uma das sacadas geniais é colocar a condensadora no telhado. A dificuldade é vencer o desnível.

DESNÍVEL: A ÚLTIMA FRONTEIRA: O síndico que passou ou está planejando passar por uma reforma sentiu na pele que DESNÍVEL é dor de cabeça. Quando se fala de desnível (dentro do assunto ar condicionado) de forma simplória quer dizer a distância que separa a condensadora da evaporadora. Dependendo da distância, da marca, modelo e potência, o ar condicionado pode não conseguir oferecer o que estamos esperando. A primeira coisa importante PROCURE UM ESPECIALISTA .  A segunda coisa é ler o manual de instruções e estudar. Acredite Manual de Instruções e seta do veículo não são enfeites. Tem um motivo de existir e a coisa mais maravilhosa e enigmática: só vai funcionar se você interagir com eles. DROGA!!!! Acabei com o mistério – mas você sobreviverá. Terceira coisa, acredite no que diz o fabricante. Não é crível que um fabricante vá dizer que faz uma coisa sem fazer.

O que é reto é a medida que chama cumprimento linear ou metro linear (ml). O que faz voltinha também é desnível. As voltas tem de ser convertidas em cumprimento linear para a gente saber a real distância.

Normalmente cada vão (pra ficar fácil seria o buraco entre o chão e o teto sem parede) dos prédios residenciais de 6 andares tem uns 3 metros de distância. Para a linha sair de cada vai fazer uma curva, dai sobe um pouco reto e depois faz uma curva para “entrar” no telhado. Cada curva pode-se acrescentar uns 3 metros. Quem mora no 6º andar tá beleza. 5º andar beleza. 4º andar beleza. Para 3º e 2º já começa a complicar e 1º andar então….lascou-se vou morrer no calor.

A história que ninguém conta é que tem como vencer este desnível tranquilamente. TUDO tem uma solução. Fuja do profissional que coloca muita dificuldade. Quem coloca dificuldade demais ou não quer fazer ou não sabe fazer.

A solução: multi condensadora inverter. Vai economizar no espaço e vai vencer em média 45 metros de desnível segundo fabricantes. Em termos de custo é um aparelho normalmente um pouco mais caro mas também nada assustador. A instalação fica mais cara por causa da quantidade de cobre que usa. Se a distância é maior a “mangueira” de cobre é maior.  Inverter é uma tecnologia que trata do eficiente consumo de energia. Enquanto as máquinas comuns ligam ou desligam simplesmente a tecnologia inverter permitir controlar esta energia como se fosse uma espécie de dimer.

inverter

Esta tipo de sistema de condensadora no telhado pode ser observado na SQN 302.

Existem outras opções de ar condicionado de telhado. O tal do VRF. VRF é uma tecnologia com características de multi-split (pois possibilita apenas uma unidade externa ligada a múltiplas unidades internas operando individualmente por ambiente (podendo chegar a 64 máquinas). Estes sistemas inteligentes de ar condicionado geram considerável economia de energia, custos e espaço. Facilita os projetos de arquitetura e engenharia, pois possui sua instalação é rápida e simples. O seu projeto modular permite controle total sobre seu funcionamento, proporcionando economia em grande escala. Desenvolvido especialmente para atender amplas residências, apartamentos de alto padrão e edifícios comerciais de médio e grande porte.

14 tipos de unidades evaporadoras e 70 modelos com sistemas de interligação elétrica e tubulação frigorígena.

tipos variados

Por fim tem este sistema da marca TOSHIBA:

toshiba

Eu vi com estes lindos olhos, um sistema s e n s a c i o n a l, na asa norte. Eles colocaram as condensadoras nas amplas lixeiras. Condensadoras multi para economizar no espaço e os vizinhos poderem colocar cada um a sua condensadora. Colocaram basculantes ao longo da elevação de circulação, brises na lateral que afeta a lixeira e basculantes internos para permitir a condensadora insuflar (respirar).

É imprescindível ter um espaço para o respiro da condensadora. De nada adianta o projeto mais mirabolante de todos sem área de respiro. Mesmo aquele caixote de alumínio que colocam para esconder a condensadora da fachada, se não for suficientemente ventilado não adianta nada pois força a condensadora que não vai conseguir executar sua finalidade.

Não deixe de procurar um especialista. Mas se nada aqui te ajudou pelo menos dê a seta do veículo sem miserê!!!!

*Agradeço aos engenheiros Daniel Guimarães Machado CREA 16255/D-DF e Ismael Guimarães por meses de caminhada para chegar até aqui.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia também

Síndico bom é síndico informado!

Cadastre-se para receber todas as matérias e atualizações do site, em primeira mão. É GRÁTIS
Suas informações são sigilosas, sem propagandas ou SPAM.

    Faça parte do projeto! 

    Síndicos de Brasília

    O portal para o condomínio ideal, com as principais ferramentas que um síndico precisa: informações relevantes e os melhores fornecedores do mercado.

    3 de dezembro de 2021 08:38

    Síndicos de Brasília é uma marca registrada com todos os direitos reservados.

    Versão 5.0. Criação e administração: Agência 3 LADOS