“Conselho de Mulheres” de condomínio pede para moradora não usar “shortinhos”

A técnica de laboratório Najhara Noronha, de 36 anos, decidiu acionar um advogado depois de receber uma notificação do “Conselho de Mulheres” do seu condomínio, em Brasília, solicitando que não usasse roupas de academia ou “shortinhos” nas áreas comuns do prédio.

Intitulada como “Solicitação de vestuário apropriado”, a notificação foi enviada na quarta-feira (17), por e-mail, e solicitava que a ” moradora do Apto que não transite em áreas comuns com vestes que não seja bermudas ou roupas mais adequadas. Assim como, roupas de academia e “shortinhos” fazendo com que casais se sintam constrangidos”.

E-mail enviado para moradora do Sudoeste, em Brasília, pede que mulher não use 'shortinhos' em áreas comuns — Foto: Reprodução

Najhara comenta que ficou surpresa ao ler a mensagem. Vivendo há pouco mais de 1 ano no local, a moradora circulou pelas áreas de convivência apenas ao sair para praticar esportes. Ela procurou funcionários do condomínio, que não conheciam o Conselho de Mulheres, e o síndico para relatar o caso, mas ainda não recebeu nenhuma resposta.

Conselho de Mulheres

A Associação de Síndicos do Brasil afirma não ter conhecimento da existência de um conselho só de mulheres em algum condomínio. Segundo a advogada da associação, Isabella Pantoja, houve um “excesso” ao notificar a condômina.

“Ela tem grandes chances de ser indenizada pela exposição do caso”, diz Isabella.

O advogado de Najhara Noronha conta que a intenção não é receber uma indenização. “A Najhara é muito tranquila. Ela já disse que não quer dinheiro, mas não abre mão de um pedido de desculpas”, diz Ian Souto.

O advogado de Najhara aponta que o e-mail configura “um ato ilícito de privação de liberdade de ir e vir, que é muito grave, e também um crime de constrangimento ilegal”.