LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA

Por Bárbara Lopes – CRMV-DF 2210
Formada pela Universidade de Brasília (UnB) em 2008

A leishmaniose visceral canina é uma doença grave que acomete vários mamíferos, transmitida por um protozoário cujo nome científico é Leishmaniachagasi (infantum). Seu principal transmissor (vetor) é o inseto flebotomíneo, da espécie Lutzomvia longipalpis, também conhecido como “mosquito palha”. O contágio em cães e no homem ocorre através da picada do inseto infectado.

A leishmaniose não é transmitida diretamente pelo cão, por meio de mordidas, lambidas e afagos. O contá- gio ocorre somente através da picada da fêmea do mos- quito infectado.

A leishmaniose no Brasil é mais prevalente nas re- giões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, porém a doença tem avançado também nos Estados da região Sudeste. No Distrito Federal, a doença é endêmica, no Lago Sul, Lago Norte, condôminos do Jardim Botânico, no Varjão, Granja do Torto e Paranoá.

Para prevenir a doença deve ser feito um trabalho conjunto com o animal e o ambiente em que ele vive. Para proteger o animal, existe a vacina contra leishma- niose, bem como coleiras e repelentes contra “mosquito palha”. O ambiente deve ser mantido limpo, sem restos de fezes, frutas e folhas no chão. A presença de galinhei- ros no quintal e em suas proximidades também atrai o mosquito. Deve-se evitar que o cão doméstico fique em contato com os vetores nos horários de maior atividade dos insetos: início e final do dia.

Entre os sintomas mais comuns nos animais conta

minados estão : perda de pelo, principalmente ao redor dos olhos, oncogrifose (crescimento anormal das unhas), diminuição do apetite, emagrecimento, insuficiência renal e/ou hepática, entre outros.

É importante destacar que 70% dos animais conta- minados não apresentam sequer sintomas, por isso a importância de se procurar um médico veterinário para realizar exames diagnósticos e fornecer todas as informações necessárias sobre o caso.

Qual é a sua opinião sobre esta matéria? Comente...

Compartilhecom outros síndicos:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Síndico bom é síndico informado!

Cadastre-se para receber todas as matérias e atualizações do site, em primeira mão. É GRÁTIS
Suas informações são sigilosas, sem propagandas ou SPAM.

    Portal independente administrado por 3 LADOS Serviços em Marketing Digital – CNPJ 18.761.034/0001-64

    Todos os direitos reservados. Marca registrada. Versão 4.0