O papel do sindico profissional

Uma vez habilitado e reconhecido no mercado de trabalho, mesmo ainda considerando recente a inserção deste profissional à frente da gestão dos mais variados “modelos” de condomínios no Distrito Federal, já se faz presente.
A procura tem aumentado significativamente por esse nicho de profissionais e suas respectivas habilidades e especialidades e porque não dizer seus “títulos” uma vez que estamos falando de Administradores, Contadores, Economistas entre outras formações acadêmicas que não só com suas graduações de origem, mais também, com aperfeiçoamentos em cursos de pós-graduação na área de Gestão Condominial, cursos de Extensão e Especialização que abarcam o complexo tema tão recorrente e contemporâneo de tamanha responsabilidade, que no passado ficava a cargo de um ou outro morador “bem intencionado” que delegava algumas funções a porteiros e zeladores de sua confiança.
As demandas do mundo atual têm exigido deveras daqueles que se “candidatam” a tal desafio, como dito acima, os condomínios modernos assumiram diversas “faces”, sejam comerciais, residenciais, condomínios clube, mistos… Diante disto, o perfil deste profissional deve ser, ou sugira-se que seja: dinâmico, proativo, polivalente, ou seja, capaz de atender as diversas rotinas em diferentes ambientes de trabalho que cada condomínio tem por peculiaridade.
Sua rotina vai de cuidado com as instalações, inspeções preventivas e ações corretivas, observadas as normas de segurança e exigência de controle de qualidade como a NBR 16.280/15 que trata de Reformas em Edificações, entre outras e se estende aos cuidados e treinamento de funcionários nas enumeras condutas no trato com os condôminos e demais visitantes que circulam em sua área de responsabilidade, participa ativamente na previsão orçamentária, realiza pagamento de funcionários, gerencia conflitos entre moradores pelas mais diversas causas e motivos, realiza controle de gastos, conservação e valorização do bem comum através de ações oportunas e bem planejadas coerentes com a realidade financeira disponível, entre outras, porém grande parte dessa rotina do Gestor Condominial “Sindico”, destina-se ao trabalho muitas das vezes anônimo, quando não presente fisicamente, mais presente no acompanhamento documental permanente e minucioso de cláusulas de contratos de seguro, consulta a fornecedores, levantamento de preços, no controle de prazos e validades seja de equipamentos ou manutenções já realizadas porém dentro do período de garantia do serviço ou seja, uma gama de atividades de cunho administrativo, que requer desse gestor um tempo exclusivamente voltado ao ambiente interno de escritório visando manter assim toda a estrutura em pleno funcionamento, haja vista as responsabilidades envolvidas tanto civil como criminalmente a que o Síndico esta submetido a frente da gestão de um condomínio.
Diante de tais circunstâncias vale ressaltar também que, torna-se inviável dentro de uma rotina tão ampla e diversificada, que se queira determinar ou impor um “expediente” fixo a esta atividade diuturna que exige de seus gestores uma dedicação praticamente interminável depois de assumida, pois como a própria experiência tem mostrado os problemas de ordem material ou social independentemente das ações preventivas estabelecidas, surgem, e não tem hora nem local para acontecer e desta forma o acionamento do gestor responsável deverá ser imediata.
Independente das demandas que o condomínio tenha, cabe ao seu gestor adequar medidas e ações que atendam ao seu bom funcionamento e ainda, imprima um ritmo de trabalho alinhado com a rotina consagrada de uma gestão eficiente e eficaz alcançando desta forma a excelência gerencial estipulada como meta em seu planejamento inicial.

Artigo escrito por Adriana Moura – Sindica Profissional – Empresa AM CONDOMINIAL – Gestão Eficaz para Condomínios.
Publicado na Revista Condomínios e Soluções outubro de 2017

3 de dezembro de 2021 09:39