10 procedimentos para o condomínio sobreviver ao feriado

sábado, 5 de setembro de 2015

Aproxima-se mais um feriado. Todos no condomínio com expectativas afloradas: uns para descansar, outros para viajar e os famosos “baderneiros” dispostos a fazer festa. Independente dos planos, o síndico tem que tomar as medidas corretas, a fim de promover a harmonia no condomínio. Isso para não dizer que, além de tudo, o síndico também tem seus planos e merece desfrutá-los assim como todos os demais.

Para auxiliar o gestor nessa tarefa, “síndicos de Brasília” listou os principais cuidados a serem tomados, para feriados longos.

1 – divulgue que antes de viajar os moradores devem informar a ausência na portaria. Importante também é registrar a data de partida e de retorno e se alguém está apto a ir ao apartamento no período de ausência.

2 – confira a escala de funcionários do feriado, certificando-se de que o condomínio estará coberto nos horários devidos. Lembre-se também das horas extras e compensações com outros feriados.

3 – reforce a segurança, pois provavelmente muitos viajarão, deixando suas unidades vazias. Verifique se as câmeras estão gravando, se o porteiro está treinado para gerir a segurança de maneira confiável, se a logística de identificação dos visitantes está adequada e se as informações em caso de emergência (polícia, bombeiros, empresa de vigilância e etc.) estão atualizadas e acessíveis.

4 – previna-se sobre como agir com os boêmios, que terão uma bela oportunidade para fazer festinhas e encontros. O bom senso deve predominar, para que a diversão aconteça de forma civilizada. É sempre bom revisar a convenção, para ver o que ela prevê nesses casos. Em caso de barulho excessivo, o porteiro não precisa esperar a reclamação chegar; pode usar voluntariamente o interfone para pedir a redução do barulho.

5 – planeje também as ações a serem tomadas em caso de reclamação. A parte reclamante também precisa respeitar o espaço do outro, que tem o direito de ouvir música e receber visitas, desde que de forma sensata. Se houver uma reclamação, recomendamos que o porteiro entre em contato, por interfone, com a unidade, informando a reclamação e solicitando uma providência. Se o barulho continuar ou a parte reclamante continuar incomodada, a reclamação deve ser registrada formalmente, no livro de ocorrências ou sistema, para que o síndico tome as providências necessárias posteriormente. Se o barulho realmente estiver excessivo e em horário inoportuno, quem deverá ser convocada é a polícia, não o síndico.

6 – certifique-se de que o livro de ocorrências está na portaria, pronto para registrar qualquer incidente que possa acontecer. Se o condomínio tiver sistemas de iteração on-line, verifique se o software está funcionando e se os acessos estão liberados. Independente, o livro deve estar na portaria, como plano emergencial.

7 – faça uma checagem geral na parte elétrica; é sempre bom. Verifique se os portões, sistema de abertura de portas, luzes de emergência e demais itens estão funcionando perfeitamente.

8 – reforce o acompanhamento das áreas de lazer e partes comuns. É recomendável que constantemente o colaborador do condomínio visualize as câmeras e a cada 3 horas seja feita uma inspeção presencial. Se estiver tendo algum evento na área de lazer, o acompanhamento deve ser intensificado.

9 – faça um treinamento com funcionários, abordando todas as possibilidades acima e alinhando as ações durante o feriado.

10 – conscientize os moradores, incentivando a harmonia, listando as medidas cabiveis para os prováveis imprevistos e desejando-lhes um ótimo feriado.

Se os dez procedimentos forem seguidos, o síndico terá um feriado mais tranquilo e a harmonia prevalecerá no condomínio. Caso o gestor pretenda viajar, além de cumprir os passos acima, recomenda-se deixar o subsíndico ou encarregado, incumbido de atender as emergências cabíveis.

 

Finalmente, não uma recomendação, mas um desejo: que todos tenham um excelente feriado!

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