Autonomia do síndico

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Apesar de exercer uma função de extrema importância na administração predial, o síndico não é um legislador. É um executor de determinações alheias, que lhe garantem eficiência e lhe resguarda na tomada de decisões. Uma gestão condominial democrática, em que haja um conselho administrativo, garante-lhe segurança e confiabilidade nas decisões e responsabilização compartilhada.

Para ajudar os síndicos, listamos os principais balizadores de autonomia, por ordem de importância, que o administrador deve seguir antes de tomar qualquer atitude:

  1. A legislação vigente,
  2. a convenção condominial,
  3. as decisões da assembleia,
  4. a situação financeira
  5. o bom senso do administrador.

Evidentemente o último item é o mais importante, fundamental para gestão predial participativa. Mesmo que importante, deve-se recorrer essencialmente ao bom senso do administrador apenas para questões que os outros 4 ítens forem omissos ou não atenderem com precisão as demandas administrativas do condomínio.

Cabe ainda ressaltar que se uma decisão não está na sequencia dos 3 primeiros determinadores (exemplo: se não está na lei, se a convenção e regimento forem omissos e se o assunto não foi tratado em assembleia), as chances de êxito são reduzidas drasticamente. A estipulação de normas e regras, por exemplo, não serão aparadas legalmente.

O Portal Síndicos de Brasília recomenda ainda que as decisões do síndico sejam sempre compartilhadas com os conselheiros, a fim de realizar uma gestão democrática e responsável.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia também

Síndico bom é síndico informado!

Cadastre-se para receber todas as matérias e atualizações do site, em primeira mão. É GRÁTIS
Suas informações são sigilosas, sem propagandas ou SPAM.

    Faça parte do projeto! 

    Síndicos de Brasília

    O portal para o condomínio ideal, com as principais ferramentas que um síndico precisa: informações relevantes e os melhores fornecedores do mercado.

    3 de dezembro de 2021 06:11

    Síndicos de Brasília é uma marca registrada com todos os direitos reservados.

    Versão 5.0. Criação e administração: Agência 3 LADOS