Quanto o síndico deve ganhar?

prolabore do sindico 3 - Quanto o síndico deve ganhar?

Quanto o síndico deve ganhar?

Não é por falta de afazeres, nem mesmo falta por merecimento. Mesmo que síndico não seja profissão, é justo que a atividade seja remunerada, pois despende de tempo, esforço, responsabilidade e dedicação.

Porém, a primeira dúvida que um interessado ao cargo tem, inevitavelmente, é:

“quanto o síndico ganha?” ou “quanto posso cobrar para ser síndico?”

Não há um valor específico determinado. Porém existem algumas fontes, que dão uma base de valores que podem ser aplicados para remunerar o síndico. Entre elas, as principais são a convenção do condomínio, o sindicato e o valor estipulado pelo próprio síndico.

Entenda:

1. A convenção do condomínio

É o primeiro lugar a consultar. Muitas vezes o valor do pró-labore está previsto na convenção do condomínio: seja um valor fixo, a isenção de taxa de condomínio ou alguma ajuda de custo. O mais comum é que a convenção estabeleça um valor para pró-labore além da isenção da taxa. Porém algumas convenções, principalmente as mais antigas, são omissas neste quesito.

2. O Sindicondominio

O sindicato da categoria, nas convenções coletivas do trabalho, sugere que o pro-labore seja de acordo com a quantidade de apartamentos, podendo variar entre condomínios residenciais (apartamentos) e comerciais.

3. Pelo próprio síndico

Cada candidato ao cargo tem a liberdade de estabelecer o preço de seu trabalho. Sim, ele pode ofertar um valor, assim como qualquer profissional pode precificar seus serviços, mas não quer dizer que o valor pedido será necessariamente o pago. O síndico também não pode, deliberadamente, aumentar o valor do pró-labore.

Quem definirá exatamente o valor:

Seja um morador ou um síndico profissional, cabe a assembleia aprovar (ou não) o valor que o síndico receberá. O valor que a assembleia aprovar é o que será pago, de acordo com período de mandato. É importante constar em ata o valor do pró-labore e todos os dados do síndico eleito, para fazer jus a sua remuneração.

Síndico bom é síndico informado!

Cadastre-se para receber todas as matérias e atualizações do site, em primeira mão.
Suas informações são sigilosas, sem propagandas ou SPAM.