Redução nas despesas do condomínio

reducao de custos - Redução nas despesas do condomínio

Redução nas despesas do condomínio

As despesas de um condomínio são relativamente altas, e dentre os custos mais altos estão as folhas de pagamentos e os encargos.

Geralmente a média de gastos no condomínio está dividida da seguinte forma: de 40% a 50% são destinados às despesas de folha, como por exemplo, salários e encargos; 20% a 30% são gastos com consumo, por exemplo, água, luz, gás telefone; 15% são destinados pra manutenções, por exemplo, de elevadores, bombas e seguros, entre outros; e os 10% restantes são destinados às despesas administrativas, fundos de reserva, despesas bancárias e pequenos reparos que forem necessários.

Preste atenção nas horas extras

Fique atento aos gastos com horas extras, eles não podem estar muito altos, e se caso estiverem, será necessário repensar a contratação de mais um funcionário. Por exemplo, se o zelador, cujo o qual possui o maior salário do condomínio, faz muitas horas extras na portaria, pode ser melhor contratar um folguista, cujo salário é menor e sairá mais em conta para o condomínio.

Conserve os talentos

Contratar acaba sendo caro e muitas vezes mais improdutivo do que treinar e capacitar a equipe. Por isso, se for viável opte por dar treinamento à equipe ao invés de simplesmente  demitir, pois também acaba sendo um gasto a mais, sem contar as verbas rescisórias.

Revise sempre as escalas

É importante analisar sempre que poder o quadro de funcionários e também as escalas de trabalho, pois assim será possível ver alguma falha e poderá corrigir antes que saia mais caro pra o condomínio.

Geralmente, um edifício pequeno tem em média seis funcionários, sendo eles: um zelador, um faxineiro, três porteiros se dividindo nos turnos para que a portaria tenha alguém 24 horas, e um folguista.

Evite a inadimplência

Claro que todo o condomínio quer se ver livre da inadimplência. A primeira dica é tentar um diálogo com o condômino inadimplente, tentar chegar a um acordo de forma amigável, seguindo as regras do condomínio.

Se a quantidade de cotas atrasadas ultrapassarem três, recomenda-se entrar com o processo judicial de cobrança.

Estimule a participação

É interessante que o síndico estimule a participação dos condôminos. Se eles participarem da rotina e das decisões do condomínio, talvez poderão dar ideias e sugestões inteligente para a administração, fazendo com que os gastos do condomínio diminua.

Essas são só algumas das diversas recomendações que existem para ajudar o condomínio a diminuir os gastos, e assim conseguir manter um bom dinheiro no fundo de reserva.

Síndico bom é síndico informado!

Cadastre-se para receber todas as matérias e atualizações do site, em primeira mão. Suas informações são sigilosas, sem propagandas ou SPAM.

    Deixe uma resposta

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    %d blogueiros gostam disto: