Sorria, você está sendo filmado!

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Duas eleições consecutivas que eu sou reeleita. Acredito que os condôminos devam se sentir satisfeitos com a minha gestão. Prova disso é que a dona Arlete do 201 Bloco B, me procurou para uma consultoria. A filha dela mora em um condomínio pequeno, onde cada morador deve levar o lixo até a lixeira que dá para a rua. Em dois dias da semana, o lixo reciclável deve ser deixado do lado de fora da lixeira, pois é o dia do serviço público fazer a coleta.

Conforme me relatou dona Arlete, a filha deixou o lixo no horário determinado, porém ao que parece o serviço de coleta já havia passado e na hora ela não percebeu. Umas duas horas depois ela foi sair de casa e viu que seu lixo ainda estava lá, e pior, estava todo esparramado pela calçada. Certamente um catador deve ter revirado procurando algo que lhe interessasse, mas deixou o que não lhe chamou atenção. A moça então recolheu tudo e levou de volta para seu apartamento, na intenção de descartar no próximo dia estabelecido para a coleta dos recicláveis.

Para sua surpresa um dia depois, o síndico daquele pequeno condomínio enviou para a jovem, imagens dela descartando o lixo e a ameaçando com uma multa. Segundo o síndico, ela deixou o lixo fora do horário determinado.

Duas coisas incomodam muito nesse tipo de atuação do síndico. A ameaça de multa sem antes entender o que ocorreu, e as imagens buscadas num primeiro momento, sem nenhuma abordagem prévia. Como se a pessoa fosse negar sua conduta. Esse tipo de atitude causa mal estar no condomínio, pois é uma atitude em que deixa o morador acuado.

Minha forma de gerir o condomínio é sempre buscando relações construtivas com os condôminos, pois reações exageradas nós esperamos muitas vezes dos condôminos e, por isso mesmo, as nossas ações e reações devem conter uma postura conciliatória, educativa, paciente e construtiva.

Ser síndico não é pra qualquer um. Não é uma posição de poder pelo poder, não é uma posição de destaque e só vai lhe trazer méritos se você for merecedor. Ser síndico é carregar consigo a responsabilidade de ser agente de mudança na sociedade.

Martinha Silva é escritora, graduada em Administração, especialista em Gestão de Pessoas e gestora condominial no DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia também

Síndico bom é síndico informado!

Cadastre-se para receber todas as matérias e atualizações do site, em primeira mão. É GRÁTIS
Suas informações são sigilosas, sem propagandas ou SPAM.

    Faça parte do projeto! 

    Síndicos de Brasília

    O portal para o condomínio ideal, com as principais ferramentas que um síndico precisa: informações relevantes e os melhores fornecedores do mercado.

    6 de dezembro de 2021 12:06

    Síndicos de Brasília é uma marca registrada com todos os direitos reservados.

    Versão 5.0. Criação e administração: Agência 3 LADOS